sábado, 8 de novembro de 2025

Bahia Beer: Alagoinhas abre 3ª edição do festival com programação musical, gastronomia e valorização cultural

  


Com uma programação marcada por música, encontros e celebração, o Bahia Beer: Festival da Cerveja de Alagoinhas abriu oficialmente a terceira edição na noite desta sexta-feira, 7, na Praça Mário Laert.

O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), deu início à agenda de shows com uma mistura de estilos e ritmos que animaram o público.

A primeira noite foi embalada por apresentações de Calibre Rock, Chimarruts, Filhos de Jorge e do cantor Hiran, artista alagoinhense que retornou à sua cidade natal para celebrar a abertura do festival com um show em homenagem ao mestre Carlinhos Brown. Reunindo turistas e moradores, o evento brindou à alegria, à cultura e à música, consolidando Alagoinhas como um dos principais destinos da rota cervejeira do Brasil.

“Acho que é um formato que já encaixou para dar certo e assim a gente vai com persistência e resiliência, mostrando ao mundo o que Alagoinhas tem de melhor. Com o Brazilian International Beer Award (BBA) já somos o segundo maior concurso de cerveja do planeta, do ponto de vista da participação quantitativa de países. E vamos mostrar ao mundo inteiro a qualidade da nossa água, que é a melhor do Brasil”, enfatizou o prefeito Gustavo Carmo.

Completando, o vice-prefeito Luciano Sérgio reiterou que a administração municipal encontrou a fórmula do Bahia Beer. “Neste novo conceito estamos colocando a cerveja como protagonista, mas abrindo espaço também para a gastronomia, onde geramos em média mais de mil oportunidades de emprego temporário, e o esporte, pois teremos a Corrida da Cerveja acontecendo no próximo domingo, 9. Temos um prefeito festeiro, e que tem um olhar clínico para um formato diferenciado de evento, e certamente estamos estabelecendo um novo conceito para essa festa, para os próximos anos”, disse.

O deputado federal Cláudio Cajado esteve pela primeira vez no evento e elogiou a estrutura, pela diversidade de opções de lazer e gastronomia. “Minha expectativa de conhecer a festa era grande e estou impressionado. Vejo não ser apenas uma festa da cidade de Alagoinhas, mas do restante da Bahia, do Brasil e internacional. Sabemos que o Bahia Beer reúne vários outros eventos ao mesmo tempo, compondo a programação, o que se traduz em conhecimento sobre a área cervejeira. Isso faz com que Alagoinhas se projete para outro cenário cultural, de fomentadora de festas importantes para o calendário baiano, declarou Cajado.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo, avaliou como positiva a abertura do evento, pontuando ainda a participação de famílias inteiras. “Temos aqui um sucesso de público, vemos muitas pessoas trazendo seus filhos, idosos, famílias reunidas curtindo. Temos cervejas comerciais e artesanais, numa infraestrutura pensada para proporcionar conforto e comodidade aos turistas e moradores da nossa cidade. Pegamos tudo o que teve em 2023, completamos com a edição do ano passado e criamos um novo formato de celebrarmos o Bahia Beer. Juntamos as experiências positivas e temos hoje esse festival grandioso, com várias áreas especiais. Alagoinhas é a capital estadual da cerveja, onde somos também a maior produtora do Norte-Nordeste”, frisou.

João ainda reiterou que a programação, que traz nomes nacionais, também está composta por atrações da cidade. “Diuturnamente, o prefeito Gustavo Carmo e todos nós estamos nesse processo de escuta e conversa com a classe artística de Alagoinhas. Tudo é fruto de uma escuta ativa. Estamos focados em atender os anseios dos nossos artistas e, obviamente, desenvolver as tendências locais, tanto turísticas quanto culturais, fortalecendo tudo de bom que nossa cidade tem como potencial”, analisou Paolilo.

Daniel de Araújo Barbosa contou que ainda não conhecia o festival, mas que se surpreendeu com a organização e diversidade das bebidas. “Gostei muito, experimentei várias cervejas. Vim na parte da tarde e voltei agora à noite para conferir os shows. Espero que o evento entre pra sempre no calendário de festas da Prefeitura de Alagoinhas”.

Natural da cidade, Samara Vieira revelou que já tinha participado das duas primeiras edições e que fez questão de conferir a edição 2025 do Bahia Beer. “Conheci todas as outras edições, estou achando a deste ano bem melhor e digo ainda que a festa tem que permanecer sendo feita em nossa cidade”, enalteceu.

Atrações

O cantor Hiran, que é de Alagoinhas, falou da alegria em mostrar seu mais recente show, em homenagem a Carlinhos Brown, em solo alagoinhense. “Saibam que, aonde eu estiver no mundo, se vocês me virem na TV ou com algum outro artista, não tem nenhum lugar que eu prefira estar do que aqui em minha cidade, ao lado dos meus amigos e da minha família. Eu estou muito feliz de poder fazer esse show aqui, de poder realizá-lo aqui em minha cidade. A gente pode realizar em outros lugares, mas fazer em casa, jogar em casa é diferente. Espero poder voltar logo, em oportunidades boas pra fazer música. Agradeço ao prefeito e à Prefeitura por essa oportunidade, além de todos os envolvidos para que esse show acontecesse”, enfatizou Hiran.

Os integrantes da banda Calibre, Chicão e Beto, disseram que era a primeira vez na cidade, mas que o festival combina totalmente com o estilo da banda. “Na Calibre só tem cervejeiro, então combinamos. Estamos no lugar certo”, brincou Chicão. Já Beto pontuou que, ao saber que a cidade é considerada a capital da cerveja, todos se empolgaram para fazer um show ainda mais especial. “Ficamos muito felizes, não conhecíamos a cidade e hoje passamos o dia circulando, vendo tudo, fomos bem recebidos. Notamos a sensação de pertencimento das pessoas e orgulho em ter um festival desse porte acontecendo na cidade. Estão todos de parabéns”.

O Nê, da banda Chimarruts, revelou que o grupo passou a semana inteira na expectativa do show. Naturais de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, eles aportaram pela primeira vez na cidade, mas contaram que já se identificam com a Bahia há anos e que adoraram conhecer o Bahia Beer. “Sempre que somos convidados para tocar em alguma cidade baiana é uma alegria muito grande. Vivemos num lugar superfrio, então quando temos essas oportunidades de vir para cá e curtir essa explosão de cultura, é algo maravilhoso. Fizemos 25 anos de banda, mais de mil shows e não tínhamos vindo para Alagoinhas, então estamos muito alegres porque, mesmo depois de tantos anos, ainda temos a oportunidade de conhecer locais novos para nós”, falou.

Fechando a sexta-feira do Bahia Beer, a banda Filhos de Jorge, natural de Salvador, trouxe um Axé regado de muito estilo e canções que embalaram o público. “Alagoinhas é destaque pela pureza da sua água e também quando falamos de algo que mexe com o paladar das pessoas, que é a cerveja. Acho que trazemos outras formas de pensar a nossa Bahia e nosso Brasil, nesse lugar de comércio, produção e cuidado com o meio ambiente. Para nós, essa participação foi superimportante, pois encontramos muita gente feliz na plateia, várias pessoas expondo também seus produtos, trabalhando. Nesse combo todo de coisas boas, a gente fazer parte do cenário cultural do festival, dividindo com tantas pessoas maravilhosas, nos deixou muito emocionados”, finalizou o cantor e compositor, Arthur Ramos.