Um dia após ser reinaugurado, o Centro Municipal de Cirurgias Eletivas Prefeito Judélio de Souza Carmo iniciou os atendimentos nesta quarta-feira, 5. Com capacidade para realizar até 500 procedimentos por mês, a unidade já se destaca como referência regional. O espaço dispõe de três salas cirúrgicas amplas e modernas, oito leitos de recuperação anestésica e 34 leitos de internação. O funcionamento integra as ações do Programa Mais Cirurgia.
“A gente tem que valorizar o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) porque, independentemente de qualquer coisa, ele funciona de forma excepcional. Entre eu descobrir a necessidade de fazer a cirurgia e a realização do procedimento foi, em média, um mês. Não tenho nada a reclamar do Centro de Cirurgias Eletivas de Alagoinhas, pois o atendimento está sendo maravilhoso. Fui bem recepcionado, fiz minha cirurgia e estou aguardando a liberação para ir pra casa. Aqui recebi alimento, medicação e a equipe está de parabéns”, enfatizou Lucas Leal Reis.
Edilton dos Santos também enalteceu o corpo técnico da unidade e contou que o acolhimento o deixou mais confiante. “A equipe está sendo dez. Dei entrada nesta quarta e já fiz minha cirurgia, estou me recuperando na enfermaria agora e recebendo muita atenção de todos. Somos os primeiros pacientes e, por aqui, está tudo sossegado”, disse. A mesma opinião foi compartilhada por Liliane Santos Evangelista. “Cheguei e o atendimento foi bem rápido. Graças a Deus, a cirurgia ocorreu tudo bem”, completou.
A diretora do Centro, Marluce Lima, explicou que os primeiros procedimentos já estavam programados para um dia após a reinauguração, e que os trabalhos ocorreram sem intercorrências. “Hoje, nós tivemos um agendamento de 31 cirurgias, com todos os pacientes já internados. Começamos com procedimentos de vesícula a vídeo, que é uma cirurgia simples, mas que requer mais cuidado e atenção no processo anestésico. Também fizemos histerectomia e laqueadura. Nossa equipe está toda engajada e o serviço fluindo de forma correta e satisfatória”, informou.
Mais detalhes
O Centro oferecerá cirurgias em 11 especialidades, incluindo oftalmologia (com realização de cirurgias de câmara posterior), otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, mastologia, cirurgia plástica e proctologia. Também serão realizados exames de endoscopia e colonoscopia, ampliando a capacidade diagnóstica do município. O local possui lavanderia e central de esterilização próprias, o que garante mais segurança e agilidade ao trabalho.
O serviço funcionará de forma ininterrupta, com equipe multiprofissional e estrutura adequada para atender com qualidade e eficiência. O cadastro para as cirurgias será realizado diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, com agendamento digital. A meta é oferecer mais agilidade, menos tempo de espera e evitar deslocamentos desnecessários, proporcionando um atendimento mais eficiente.



