
O presidente Lula (PT) teve um encontro com o papa Leão XIV na manhã desta segunda-feira (13). “Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, disse Lula nas redes sociais. O encontro ocorreu às 8h15 no horário de Roma, 3h15 no horário de Brasília.
“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos.”
Veja a publicação:
O líder brasileiro ressaltou a importância da convivência com as comunidades eclesiais de base para a sua formação, e falou sobre sua proximidade com religiosos brasileiros. Ele citou nomes como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Lula disse ter convidado o pontífice para a COP 30 no Brasil em novembro, “considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia.” Leão XIV disse que não poderá participar por conta do Jubileu, mas que enviará representação do Vaticano para o evento.
Participaram do encontro a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, os ministros Mauro Vieira, de Relações Exteriores, Wellington Dias, de Desenvolvimento e Paulo Teixeira da Agricultura, a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), a presidenta da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.
Por Bahia.BA