quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Alagoinhas recebe primeira edição do Workshop de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa


Na manhã desta quarta-feira, 22, a Faculdade Santíssimo Sacramento, em Alagoinhas, sediou o primeiro Workshop de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, que marca o Dia D de prevenção à violência contra esse público em todo o país, foi coordenado por membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve como objetivo intensificar as ações de alerta, promovendo o combate a atos físicos, psicológicos, financeiros, sexuais, negligências, abandonos e abusos. O encontro reuniu membros das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e Guarda Municipal, além do secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), João Rabelo.

“Estamos reunidos em Alagoinhas com um propósito nobre e urgente: integrar as forças de segurança e fortalecer a rede de atendimento, proteção e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, reafirmando nosso compromisso com a defesa da dignidade humana, com o respeito aos direitos fundamentais e com a promoção de uma cultura de paz”, explica a tenente-coronel e diretora de Direitos Humanos da Superintendência de Segurança Pública, Cleydi Milanezi, que acrescentou ainda outros detalhes relacionados ao cenário político sobre o tema.

“A violência contra a pessoa idosa representa uma grave violação de direitos humanos e um desafio crescente para a segurança pública. O envelhecimento da população brasileira, que já ultrapassa 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, exige políticas de proteção cada vez mais robustas e integradas”, acrescenta Cleydi.

Para o secretário João Rabelo, o momento criou fortes laços de relações políticas com os órgãos responsáveis e com a sociedade civil. “Este é um programa extremamente importante de combate a todo e qualquer tipo de violência contra o idoso. Aqui no município, temos o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), que é um local de acolhimento, um núcleo educacional, de entretenimento e de orientações, para que essas pessoas possam fortalecer esses laços, essa simbiose, e garantir qualidade de vida e segurança ao idoso”, informou.

A diretora da Escola e da Faculdade Santíssimo Sacramento, irmã Lúcia Sá Barreto Freitas, reiterou a importância do cuidado com o idoso. “Eu caminhando para os meus 76 anos, sem nenhum problema em falar sobre minha idade e viver alegremente. Assumi a direção da Escola e da Faculdade Santíssimo Sacramento com a disposição de aprender a cada dia com as crianças, que vão de dois anos de idade até os adultos que estão na pós-graduação. É necessário que nossos direitos, enquanto idosos, sejam respeitados e que nós sejamos valorizados como seres humanos que somos. Exercer a minha profissão me faz, a cada dia, sentir-me mais renovada e feliz”, afirmou.


Estatísticas


De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, entre janeiro e junho de 2025, o estado registrou 314 ocorrências envolvendo pessoas idosas. As principais foram: apropriação indevida de bens ou violação de rendimentos (47,1%), maus-tratos e negligência (23,6%) e discriminação ou menosprezo (14,3%). Salvador concentrou 34,4% dos casos, e Alagoinhas é o 5º município com mais registros, com 2,9%. As informações divulgadas apontam que a violência contra a pessoa idosa está fortemente associada ao contexto familiar, demandando uma atuação articulada entre segurança pública, rede de proteção e sociedade.