quinta-feira, 3 de julho de 2025

Lula assume presidência do Mercosul e propõe combate conjunto ao crime organizado

 

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu, nesta quinta-feira (3), a presidência rotativa do Mercosul e destacou os principais desafios do bloco, com foco na cooperação entre os países para enfrentar o crime organizado que atua de forma transnacional.

A declaração foi feita durante a 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada na capital argentina.

“Grupos criminosos colocam em xeque a autoridade do Estado, disseminando violência, corrupção e destruição ambiental. Não venceremos essas verdadeiras multinacionais do crime sem atuar de forma coordenada“, afirmou Lula.

O presidente defendeu investimentos em inteligência, o combate ao tráfico de armas e a interrupção do fluxo de recursos que alimenta o crime organizado. “O Brasil vai mobilizar o Mercosul ampliado para aprimorar e aprofundar essa colaboração”, garantiu.

Além da questão da segurança, Lula também elencou outras frentes prioritárias para o bloco durante seu mandato: fortalecimento do comércio regional, combate à crise climática, estímulo à transição energética, fomento ao desenvolvimento tecnológico e promoção dos direitos do cidadão.

O Brasil comandará o Mercosul até dezembro deste ano.

Por Bahia.BA