quarta-feira, 10 de abril de 2024

Viaduto da Rua do Catu tem desabamento parcial e está interditado

 



Construído sob muitos protestos de moradores e comerciantes do local, o viaduto que liga o centro de Alagoinhas ao bairro Catu teve parte lateral desabada na noite de hoje (9). Mesmo sem grandes proporções, a Prefeitura da cidade já enviou equipes de engenheiros e o próprio prefeito Joaquim Neto foi vistoriar o local, anunciando oficialmente a interdição do local, que deverá entrar em obra de reparos nos próximos dias ou meses.

A obra deve mudar completamente o acesso ao bairro Catu, uma vez que o viaduto tem mão única e ainda faz circunferência de quem vem da rua do Catu com destino ao centro. A SMTT deve fazer algum estudo de engenharia de trânsito para definir como serão os acessos aos locais.

As primeiras informações dão conta de que o desabamento de parte da estrutura do viaduto se deu em função das fortes chuvas que caíram em Alagoinhas nos últimos três dias. Além disso, a estrutura, como disse o prefeito Joaquim Neto, tem mais de 20 anos e precisa de manutenção periódica.

Mas não é a primeira vez que o viaduto passou por esse problema. Há mais de dez anos parte da estrutura ruiu e obrigou a administração a acionar o Ministério dos Transportes, autor da obra, a fazer uma manutenção e assegurar a segurança do local.

Antes de ser construído, o viaduto foi alvo de muitas polêmicas. Primeiro que não havia necessidade de ser construído e depois pela pequena utilidade, modificando pouco o traçado de acesso.

A segunda maior polêmica foi em relação à construção de passarelas. Elas ligavam a parte lateral à parte posterior, mas a obra nunca teve conclusão, sendo demolida quase 20 anos depois, quando a Prefeitura precisou abrir passagem para a evenida da Leste, obtendo autorização da ANTT.

Depois de muita polêmica, muito dinheiro gasto e sem nenhuma utilidade, a passarela foi transformada em lixo, a exemplo do dinheiro empregado em sua construção.

Ainda não há informações oficiais sobre acidentes, embora um site da cidade aponte que um mototaxista foi atingido e teve que ser conduzido ao Hospital Dantas Bião. Os moradores do entorno do viaduto estão bastante preocupados, pois temem que um desabamento ainda maior, caso as chuvas persistem, venha a causar maiores danos.


Fonte: Vanderley Soares/ Gazeta dos Municípios