
Um grupo de trabalhadores da construção civil que atua nas obras da BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou um protesto na manhã desta terça-feira (2).
Segundo o Mais Região, parceiro do Bahia Notícias, o grupo bloqueou de forma parcial o acesso ao complexo industrial, o que causou uma retenção de veículos na BA-530. Dezenas de manifestantes ocuparam a pista com bandeiras e faixas, cobrando melhores condições de trabalho, o que inclui alimentação, estrutura e benefícios.
Os trabalhadores denunciam uma série de problemas enfrentados no local. Entre as principais reclamações estão ausência de café da manhã adequado, especialmente aos sábados; redução de 30% em um benefício anteriormente pago aos operários; falta de banheiros próximos aos postos de serviço, obrigando longas caminhadas; deficiências em estruturas essenciais, como refeitório e áreas de apoio.
SINDICATO DESCARTA ORGANIZAÇÃO DE ATO
Ainda segundo o site, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Camaçari e Região (SINDTICCC), Antônio Ubirajara (Bira), afirmou ao portal que a manifestação não foi organizada pela entidade sindical.
“Não tem ninguém da diretoria do sindicato na manifestação. Eu sou o representante legal, mas não é uma manifestação do Sindicato. Ainda assim, irei dialogar com os trabalhadores para entender o que de fato eles desejam”, declarou.
Por BN