
Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou nesta sexta-feira (12) a perda imediata do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e anulou a votação da Câmara que havia rejeitado sua cassação. Moraes determinou ainda que a Mesa da Câmara tem até 48 horas para dar posse ao suplente da parlamentar.
A decisão ocorre após Zambelli ser condenada pela Primeira Turma do STF a 10 anos de prisão pelo envolvimento na invasão de sistemas e adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em outro processo, ela recebeu pena de 5 anos e 4 meses por perseguir um apoiador do presidente Lula em São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais.
Com a confirmação da decisão, que tramita no plenário virtual da Primeira Turma, Zambelli perde automaticamente seus direitos políticos, ficando impedida de votar ou se candidatar a cargos eletivos enquanto durar a pena. Antes da determinação de Moraes, ministros do STF avaliavam que a ação da Câmara tentava questionar a credibilidade da Corte, o que não poderia ser aceito.
Por: Metro1