O Saeb 2025 envolverá avaliação censitária com estudantes do 5º e 9º ano, que realizarão provas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e avaliação amostral, em que duas escolas participarão das provas de Ciências da Natureza (9º ano) e do 2º ano do Ensino Fundamental. “A avaliação é fundamental para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e fornecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais do município”, explicou a diretora pedagógica Queila Oliveira.
O acompanhamento será presencial nas escolas, com os técnicos pedagógicos da Seduc presentes durante a aplicação em todas as unidades que participam do processo avaliativo. “A presença visa oferecer apoio pedagógico, resolver dúvidas logísticas e garantir o cumprimento dos protocolos de aplicação do Inep, atuando como ponto focal de suporte dentro da própria escola”, destacou Queila.
Durante as avaliações, também funcionará uma central de atendimento montada na sede da Secretaria, para atendimento direto e exclusivo às escolas, a fim de reportar qualquer situação de emergência ou dúvidas que exijam solução rápida e coordenada.
