quinta-feira, 10 de julho de 2025

Professores de Alagoinhas participam de formação para utilizar robótica em sala de aula



Teve início mais uma etapa do projeto de formação em robótica para professores da rede municipal de Alagoinhas. A iniciativa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a indústria Ardagh Metal Packaging, o Serviço Social da Indústria (Sesi) Sesi e a Prefeitura Municipal, com o objetivo de capacitar educadores para o uso da robótica educacional em sala de aula.

Chamado Ardagh para Educação, o projeto é patrocinado pela empresa, que produz embalagens de alumínio,  e já realiza iniciativas semelhantes em outros países. No Brasil, o projeto conta com o apoio do Sesi, que fica responsável pela elaboração do material didático e pela condução dos cursos de formação. Neste segundo ano de atividades, o curso conta com a participação de 60 professores de diversas disciplinas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.


Com carga horária de 32 horas, o curso busca promover o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da abordagem STEAM, que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A robótica, nesse contexto, surge como uma ferramenta pedagógica versátil, capaz de transformar a experiência de ensino e aprendizagem.

Priscila Melo, coordenadora de cursos do Sesi BA, destaca a amplitude da proposta e explica que professores de todas as áreas, tanto das disciplinas de exatas quanto de humanas, podem utilizar a robótica como ferramenta para cumprimento do seu currículo básico. Segundo ela, a formação amplia essa visão e prepara os educadores para levarem aos alunos os benefícios reais dessa prática.

Além de explorar conceitos técnicos, o curso também valoriza os aspectos humanos e sociais do aprendizado. Segundo Patrícia Santos, a robótica tem impactos significativos no comportamento dos estudantes. "Ela promove muito o trabalho em equipe, então os alunos aprendem a se comunicar melhor entre si, desenvolvem a comunicação, diminuem a timidez. É algo que melhora a parte socioemocional dos alunos, sua autoestima e aumenta o interesse pelo conteúdo. Há uma melhoria global desse aluno dentro da sala de aula", afirmou.


Para a secretária municipal de Educação, Rita Bastos, a continuidade do programa representa um avanço significativo para a educação no município. "Estamos entusiasmados em dar continuidade ao programa de formação em robótica para nossos professores. A robótica se integra de forma natural às áreas do conhecimento, o que possibilita que as aulas se tornem mais atrativas e significativas para nossos estudantes", destacou.

As unidades escolares participantes do projeto receberão kits tecnológicos de robótica para serem utilizados nas atividades práticas com os alunos.