sexta-feira, 25 de julho de 2025

Missão aos EUA: senadores tentam frear tarifaço de Trump

 

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

 

senador Jaques Wagner (PT) viaja nesta sexta-feira, 25, para os Estados Unidos (EUA) para tentar mitigar a crise diplomática entre o Brasil e os americanos. O baiano embarca na comitiva ao lado de outros congressistas. 

Estou prestes a embarcar para os Estados Unidos junto com outros senadores em busca de soluções para a questão das tarifas que impactam nossas exportações. O Brasil mantém uma relação de amizade com os EUA que já dura mais de 200 anos, e acredito que o diálogo respeitoso é o caminho para avançarmos”, disse Wagner em suas redes sociais.

Já o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), disse que a viagem cumpre o papel constitucional do Senado de dialogar em defesa dos interesses nacionais.

“Não temos outra opção a não ser tentar voltar ao que era anteriormente. Muitos setores estão sendo prejudicados — indústria, Embraer, o agro, [as vendas de] suco de laranja e carne. Isso realmente vai afetar a geração de emprego no Brasil, há muitas demissões previstas. Mas nós estamos otimistas de que possamos reverter isso”, diz o senador

A movimentação acontece após o presidente Donald Trump anunciar uma nova tarifa de 50% nas exportações brasileiras enviadas ao país. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto. 

Deste modo, os congressistas buscam reverter a decisão nas reuniões bilaterais que estão previstas para acontecerem a partir de segunda-feira, 28, até quarta, 30, às vésperas da implantação da nova tributação. 

Brasil x EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encaminhou uma carta oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), datada em 9 de julho, anunciando a tarifação de 50% sobre os produtos brasileiros. A nova cobrança tem prazo previsto para entrar em vigor no dia 1º de agosto.

No documento, Trump afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) promove um “caça às bruxas” em relação às investigações da Corte que tornou Bolsonaro réu na tentativa de Golpe de Estado.

Por Bahia.BA