
Equipes de resgate estão em operação para tentar localizar o piloto Marcelo Noronha Muniz, de 58 anos, desaparecido desde a manhã da quarta-feira (16), após decolar da pista de garimpo Olímpia, no município de Oriximiná, oeste do Pará, em um avião de pequeno porte modelo Cessna 182, matrícula PT-IVN.
A aeronave desapareceu em uma área próxima à aldeia Kaxuyana-tunayana, que fica perto da fronteira entre Brasil e Guiana. Segundo a família do piloto, o destino era a pista conhecida como "Nova", localizada a cerca de 61 quilômetros do ponto de origem.
De acordo com os familiares, o profissional fazia transporte de alimentos para uma área próxima de onde saiu. Após a queda da aeronave, o piloto chegou a se comunicar com a família e colegas através de uma antena de internet via satelite.
Uma aeronave SC-105 Amazonas da FAB e aviões de apoio foram deslocados para auxiliar na missão, e no domingo (20), a FAB reforçou a operação com decolagem a partir de Boa Vista (RR).
Na terça (22), bombeiros de Santarém devem alcançar o local após trajeto terrestre e fluvial de cerca de seis horas.
O g1 Pará informou que a Polícia Civil está investigando o caso, e que foi identificado o possível último acesso do piloto, na data de 16/04 à internet via satélite.
A polícia encaminhou um ofício à empresa Starlink na tentativa de conseguir a localização exata da aeronave. Até a última atualização dada pelo veículo, nesta segunda-feira (21), a empresa não havia respondido.
A Prefeitura de Oriximiná acompanha o caso e enviou equipes da Defesa Civil, bombeiros civis e moradores experientes em buscas na selva.