quinta-feira, 23 de março de 2023

Brasil ocupa terceira posição entre países que mais receberam vistos norte-americanos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



O Brasil está entre os países que mais receberam vistos norte-americanos em 2022. Foram 815.842 emissões, representando uma alta de 618% em relação ao ano anterior e garantindo ao país a terceira posição no ranking global. O número também marcou o retorno aos níveis de antes das restrições impostas pela pandemia de covid-19. As informações são da pesquisa AG Immigration, escritório de advocacia imigratória com sede em Washington.

À frente do Brasil, ficaram apenas México (1,9 milhão) e China (1 milhão). O levantamento foi feito com base em dados oficiais do Departamento de Estado norte-americano, de janeiro a dezembro de 2022. O Consulado dos EUA em São Paulo foi o terceiro posto diplomático que mais emitiu vistos em todo o mundo, atrás somente do de Monterrey e da embaixada da Cidade do México, ambas no México.

O consulado no Rio de Janeiro foi o décimo. O ranking de postos diplomáticos é referente ao ano fiscal americano, que compreende o período entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022.

Outro destaque do levantamento tem relação com o visto de visitante B1/B2 – usado para viagens de negócios e turismo nos EUA, que somou mais de 748,5 mil emissões no ano passado, sendo 91,76% do total. É um aumento de 944% sobre 2021, ano em que os consulados e a embaixada ficaram fechados ou com serviços limitados em razão da pandemia. É a maior quantidade de vistos B1/B2 emitidos para brasileiros desde 2015.

Na lista de vistos americanos mais concedidos a brasileiros, a segunda e a terceira colocações são ocupadas por dois vistos de estudo e intercâmbio: o J-1 (13,1 mil emissões) e o F-1 (8,8 mil), respectivamente. Enquanto o primeiro registrou alta de 96% sobre o ano anterior, o segundo, por sua vez, caiu 10% no mesmo período.


Por: Metro1