Neste ano, mais uma vez, o Natal tem sido de tensão e incerteza para milhares de baianos por causa das fortes chuvas que atingem vários municípios do estado. Em Jequié, desde a última quinta-feira (22), o nível de água da Barragem da Pedra não para de aumentar. Por conta disso, a CHESF teve que a aumentar a vazão para 2.400 metros cúbicos por segundo, elevando bastante o nível do Rio de Contas.
Na madrugada deste domingo (25), o Rio Jequiezinho transbordou no Centro da cidade, alagando casas do entorno, além de invadir estabelecimentos comerciais, como por exemplo no Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), onde comerciantes estão retirando suas mercadorias em meio a chuva. Com informações do Blog Marcos Frahm.
Até este sábado, de acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), a Bahia tem 174.074 pessoas pessoas atingidas pelas chuvas registradas em algumas regiões do estado.
Além disso, 1.710 pessoas estão desabrigadas, 14.262 desalojados e 158.094 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre.