segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Wagner Moura vence Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático por ‘O Agente Secreto’


 

baiano Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, realizado neste domingo (11), em Los Angeles. Natural de Salvador, ele é o primeiro ator brasileiro a vencer nesta categoria na história da premiação. O reconhecimento ocorreu por seu papel no longa O Agente Secreto, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Além do troféu de Moura, o longa também venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Esta foi a primeira vez que o Brasil conquistou duas estatuetas em uma mesma edição do Globo de Ouro. Na categoria Internacional, o país não vencia há 27 anos, desde que “Central do Brasil” levou o prêmio em 1999. 

O longa brasileiro disputou ainda a categoria principal da noite, com Melhor Filme de Drama, mas o prêmio ficou com “Hamnet“, de Chloé Zhao.

Em seu discurso, Moura alternou entre o inglês e o português. Ele dedicou o prêmio aos atores com quem concorreu e agradeceu a toda  equipe do filme, especialmente o diretor Mendonça Filho. “Você é um gênio e um irmão”, disse. “Para Sandra [Delgado, sua mulher], nossos filhos, nossa vida juntos, te amo demais”, completou.

“O Agente Secreto” é um filme sobre memória, ou a falta dela, além do trauma geracional. Se é algo que pode ser passado de geração em geração, valores também podem. “Isso é para aqueles que estão resistindo com seus ideais em momentos difíceis”, afirmou o ator. “Viva o Brasil, viva a cultura brasileira”, concluiu.

Assista ao discurso de Wagner Moura

Para vencer a categoria de melhor ator, Moura superou nomes como Jeremy Allen White, por “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”, Joel Edgerton, por “Sonhos de Trem”, Oscar Isaac, por “Frankenstein”, Dwayne Johnson, por “Coração de Lutador: The Smashing Machine”, e Michael B. Jordan, por “Pecadores”.

A vitória de Moura dá continuidade ao sucesso recente do Brasil na premiação. No ano passado, Fernanda Torres venceu como Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”. Para o ator baiano, a conquista marca um retorno ao topo da premiação dez anos após sua indicação como Melhor Ator em Série Dramática por “Narcos”, em 2016, quando interpretou Pablo Escobar.

Conexão com a Bahia


Antes da consagração internacional, “O Agente Secreto” teve uma pré-estreia marcante em Salvador, em novembro de 2025, no Cine Glauber Rocha. Na ocasião, Wagner Moura ressaltou a importância da capital baiana, afirmando que a cidade possui, proporcionalmente, um dos maiores índices de ocupação de sala para o cinema nacional.

Sobre o filme

O longa, ambientado nos anos 1970 durante a ditadura militar, narra a história de um professor universitário que se refugia no Recife para escapar de perseguições políticas. Além de Moura, o elenco conta com nomes como Maria Fernanda Cândido e a atriz Alice Carvalho.

Por BN