
Palmeiras e Flamengo disputam neste sábado (29), no Estádio Monumental, em Lima, a final da Copa Libertadores. Os clubes, protagonistas de uma das maiores rivalidades recentes do futebol brasileiro, voltam a se enfrentar em uma decisão continental três anos após a final de 2021, vencida pelo Verdão, na prorrogação.
O campeão entrará para a história como o primeiro time brasileiro a conquistar o tetracampeonato da competição. Atualmente, Palmeiras e Flamengo dividem o posto de tricampeões com São Paulo, Santos e Grêmio.
O Flamengo retorna ao cenário do título de 2019, quando venceu o River Plate na capital peruana. O clube também levantou a taça em 1981 e 2022. O Palmeiras, por sua vez, vê na Libertadores a chance de fechar a temporada em alta, após perder terreno no Brasileirão. Sob o comando de Abel Ferreira, o clube já venceu a competição em 2020 e 2021.
Para a decisão, Abel não terá o goleiro Weverton, ainda em recuperação de uma fissura na mão, e manterá Carlos Miguel como titular.
No Flamengo, o técnico Filipe Luís tem mais desfalques: Gonzalo Plata cumpre suspensão e Pedro, embora relacionado, não deve ter condições de atuar. Léo Ortiz deve iniciar a partida na defesa.
Copa Libertadores - Final
Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Carrascal e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Por Carlos Matos / BN