O município de Alagoinhas deu mais um passo importante na promoção da inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Na tarde desta quarta-feira, 29, foram nomeados os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), para o biênio de 2025-2027. O colegiado é composto por 12 integrantes, sendo seis representantes do poder público e seis da sociedade civil, que atuarão de forma paritária na formulação, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas voltadas ao segmento.
Para a gerente de Políticas para Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Diana de Jesus, “o Conselho fortalece tanto o controle social, nos aspectos de fiscalização do Poder Executivo, quanto o processo de construção e implementação das políticas públicas voltadas para proteção, promoção, inclusão e garantia de direitos das pessoas com deficiência do município de Alagoinhas”.
Entre os conselheiros nomeados está Elimar Pereira Reis, presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Alagoinhas e Adjacências (APCDAA), que reforça a importância da representatividade da instituição. “Nós vamos poder opinar nas questões relacionadas à acessibilidade, por exemplo. Acho muito importante que sejamos escutados antes de serem feitas construções ou adequações pensadas nas pessoas com deficiência; escutar aqueles que tenham representatividade e experiência com o tema é fundamental”, ressalta.
O secretário de Desenvolvimento Social, João Rabelo, observa que “todos os conselhos que tocam a assistência social são fundamentais, pois são eles que fazem a simbiose com todas as forças do governo, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Essa simbiose nos dá os resultados esperados no desenvolvimento das políticas públicas importantes para a população”.
Relação dos nomeados para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Alagoinhas:
REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas



