terça-feira, 30 de setembro de 2025

Profissionais da Educação se mobilizam para incentivar participação de estudantes nas provas Sabe e Saeb

 


Gestores e profissionais da rede de ensino de Alagoinhas estão unidos no propósito de mobilizar a comunidade escolar a participar das provas Sabe e Saeb 2025. O dia D de mobilização – uma espécie de pacto por mais qualidade e equidade na educação pública municipal – aconteceu nesta terça-feira, 30, no auditório do IFBaiano.
O evento contou com a participação do prefeito Gustavo Carmo, do vice-prefeito Luciano Sérgio e outros gestores do município; das secretárias estadual e municipal da Educação, Rowenna Brito e Rita Bastos; diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais.
“A educação é o pilar fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade, o futuro de nossas crianças e jovens, e as provas do Sabe e Saeb são instrumentos que nos proporcionam um diagnóstico do cenário educacional em Alagoinhas. Com esses dados em mãos, podemos nortear políticas públicas mais eficazes, garantindo que cada investimento e cada esforço resulte em uma educação de mais qualidade. Por isso, faço um apelo especial a todos os profissionais da educação, famílias e, claro, nossos estudantes: vamos nos mobilizar! A participação de todos é essencial”, convoca o prefeito Gustavo Carmo.
“A participação engajada de cada professor, coordenador, diretor, e o apoio irrestrito das famílias são imprescindíveis. Precisamos garantir que todos os nossos estudantes estejam presentes em sala de aula e, no dia das avaliações, compareçam com tranquilidade e confiança. Convidamos cada um a se tornar um agente multiplicador dessa importância do Sabe e Saeb, incentivando a presença e a dedicação. Acreditamos no poder da nossa comunidade escolar unida para garantir o sucesso das nossas crianças e a excelência da educação em Alagoinhas”, afirma a secretária municipal de Educação, Rita Bastos.
Para Rowenna Brito, a gestão municipal de Alagoinhas demonstra compromisso e prioriza a educação, e isso é fundamental para colher melhores resultados. “É muito bom ver uma prefeitura inteira, que conseguiu mobilizar toda a população. O prefeito Gustavo Carmo é uma pessoa querida, que tem compromisso com essa pauta e envolveu todos os seus secretários para dar conta desse processo. Ao ver o compromisso dos gestores, você acredita que, de fato, educação é uma prioridade para a cidade”, diz a secretária de Educação da Bahia.
Durante o evento, Rowenna foi presenteada com um exemplar do Território Criativo, publicação literária produzida por alunos 5º ano da Creche Municipal Alagoinhas VI, sob orientação da professora Carla Xavier. O presente foi entregue pelo estudante Pedro Henrick Brito Gama Cardoso.
Evento de sucesso
Os profissionais da Educação lotaram o auditório do IFBaiano. “A prefeitura tem essa parceria com as escolas, está perto delas e sabe a importância de desenvolver a atividade junto, pois, só assim, se pode melhorar a educação no município”, comentou Luiza Nogueira, diretora da Escola Municipal Miguel Fontes.
Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, empresa parceira da Secretaria de Educação de Alagoinhas, ressalta que mobilizar é fazer com que as pessoas reconheçam a importância do que está se propondo. “A avaliação é uma etapa importantíssima porque, a partir dela, se pode entender como está o aprendizado dos alunos e para onde é necessário direcionar maiores esforços para a melhoria da educação”, diz.
Lucidalva Pereira Bacelar é coordenadora de Implementação do Programa Educar para Valer, realizado pela Associação Bem Comum, parceira de Alagoinhas desde 2020. Segundo ela, é preciso que a sociedade entenda o papel da escola, da educação e da rede municipal para que todos deem as mãos. “Quando se fala em educação, está se falando em educação para a saúde, para a assistência, para a segurança, porque a educação é a base de uma sociedade”, observa.
Sabe e Saeb
Este ano, as provas Sabe e Saeb acontecem no período de 6 de outubro a 14 de novembro. Cerca de 3 mil estudantes dos 2º, 5º e 9º anos, distribuídos em 77 escolas das zonas urbana e rural do município, devem participar das avaliações.
Criado em 2007 pelo Governo da Bahia, o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe) é uma avaliação anual que subsidia o monitoramento da qualidade da educação das redes públicas (estadual e municipais). Produz diagnósticos sobre a proficiência dos estudantes, sugere caminhos para o acompanhamento e a realização de intervenções nas escolas.
Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, aplicado a cada dois anos na rede pública, que permite ao Governo Federal realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes e permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).