terça-feira, 15 de julho de 2025

Prefeitura de Alagoinhas realiza mutirão de cirurgias de catarata

 

A Prefeitura de Alagoinhas realizou nesta segunda-feira, 13, um mutirão de cirurgias de catarata. A ação, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu no Centro Médico GOT, espaço alugado especialmente para a realização dos procedimentos. Até o fim do mutirão, 40 cirurgias oftalmológicas serão realizadas, beneficiando pacientes que aguardavam na fila por atendimento especializado.
Os pacientes operados passaram anteriormente por consultas oftalmológicas na rede especializada. Após o diagnóstico da catarata, os exames necessários são solicitados e o paciente é encaminhado para a Central de Regulação, que organiza uma lista única para os procedimentos. O retorno pós-operatório acontece já nesta terça-feira, 15, e uma nova revisão está marcada para 30 dias após a cirurgia. Em caso de intercorrências, o acompanhamento será intensificado pelas equipes de saúde.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Antônio Virgínio Pereira, a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo e a cirurgia representa um na vida dos pacientes. “Só quem perde a visão e tem ela restabelecida sabe de verdade o quanto isso impacta positivamente o cotidiano. É uma satisfação muito grande proporcionar essa oportunidade à população, com intervenções que melhoram significativamente a saúde ocular”, afirma.
Gildásio Rodrigues, de 77 anos, morador do bairro Mangalô, foi um dos beneficiados no mutirão. Ele já havia passado por cirurgia no olho direito e agora foi em busca da melhoria do esquerdo. “A gente fica sem enxergar direito, vê tudo embaçado. Isso atrapalha muito a vida da gente”, conta o aposentado.
A pensionista Moacilda da Silva, 62 anos, compartilha da mesma experiência. “A gente volta a ver tudo branquinho, tudo bonitinho. E o atendimento aqui é ‘dez’”, reconhece a moradora do Jardim Pedro Braga.
O secretário de Saúde informa ainda que os mutirões serão realizados de forma periódica com o objetivo de reduzir a fila de espera por cirurgias oftalmológicas. Na próxima segunda-feira, 21, está previsto um novo mutirão, desta vez para cirurgias de pterígio.

Acompanhando a ação, o prefeito Gustavo Carmo reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde e qualidade de vida da população. "Sabemos o quanto a visão impacta diretamente na autonomia e no bem-estar das pessoas, especialmente dos nossos idosos. Por isso, estamos investindo recursos e mobilizando equipes para garantir que os pacientes sejam atendidos com dignidade e no menor tempo possível”, declara.