O Bahia recebe o Juventude neste domingo (27), às 18h30, na Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão tenta reencontrar o G-4 após a eliminação na Copa Sul-Americana e encara o pior visitante da Série A.
No Brasileirão, o Tricolor ainda não perdeu desde o retorno da pausa para o Mundial de Clubes. Foram dois jogos nesse período – uma vitória e um empate.
Com 25 pontos, o time comandado por Rogério Ceni busca mais um triunfo para seguir entre os primeiros colocados da tabela e manter a disputa por vaga direta na próxima Conmebol Libertadores.
O Juventude vive situação oposta. Vindo de duas derrotas seguidas, o clube entrou na zona de rebaixamento e ocupa atualmente a 18ª colocação.
Fora de casa, a equipe gaúcha tem a pior campanha do campeonato: seis jogos, seis derrotas, 21 gols sofridos e apenas um marcado.
Bahia segue sem vencer times do Z-4
Apesar da boa campanha, o Esquadrão de Aço ainda não conseguiu superar adversários que ocupavam a zona de rebaixamento nas rodadas em que se enfrentaram. No geral, foram quatro jogos e nenhum triunfo: três empates e uma derrota.
O time empatou com Santos, Mirassol e Fortaleza, e foi derrotado pelo Grêmio, fora de casa. O aproveitamento nesses confrontos é de apenas 25%.
Campanha como mandante
Na contramão, o Bahia tem feito da Fonte Nova um verdadeiro trunfo: são cinco vitórias seguidas atuando em casa e uma campanha sólida como mandante, com cinco triunfos e dois empates em sete jogos.
O desempenho coloca o clube como o terceiro melhor do Brasileirão nesse recorte. Apenas Cruzeiro (22 pontos em oito jogos) e Flamengo (20 pontos em oito jogos) superam a marca do Tricolor baiano como mandante (17 pontos em sete jogos).
Onde assistir Bahia x Juventude?
A partida será transmitida ao vivo pelo canal Premiere (pay-per-view).
Arbitragem
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o árbitro Matheus Delgado Candança, de São Paulo, para apitar a partida.
Ele terá o auxílio dos assistentes Daniel Paulo Ziolli (SP) e Leandro Matos Feitosa (SP). No VAR, Gilberto Rodrigues Castro Jr. (PE) ficará ligado em todos os detalhes.
FICHA TÉCNICA
Bahia: Marcos Felipe (Ronaldo); Santi Arias, David Duarte, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Cauly (Willian José) e Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.
Juventude: Gustavo; Reginaldo, Wilker Ángel, Abner e Marcelo Hermes; Giraldo, Jadson e Luis Mandaca; Gabriel Veron, Gabriel Taliari e Emerson Batalla. Técnico: Cláudio Tencati.