segunda-feira, 26 de maio de 2025

PGR instaura inquérito contra Eduardo Bolsonaro; Alexandre de Moraes será o relator

 

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é alvo de um inquérito instaurado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por supostas ações nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu que o relator do inquérito será o ministro Alexandre de Moraes, que decretou sigilo na investigação.

O pedido feito pela PGR se baseia nas publicações em redes sociais e declarações do parlamentar em entrevistas à imprensa. “Há um manifesto tom intimidatório para os que atuam como agentes públicos, de investigação e de acusação, bem como para os julgadores na Ação Penal, percebendo-se o propósito de providência imprópria contra o que o sr. Eduardo Bolsonaro parece crer ser uma provável condenação”, diz a Procuradoria.

O documento acrescenta que: “As evidências conduzem à ilação de que a busca por sanções internacionais a membros do Poder Judiciário visa a interferir sobre o andamento regular dos procedimentos de ordem criminal, inclusive ação penal, em curso contra o sr. Jair Bolsonaro e aliados”.

O liberal anunciou em março uma licença do mandato para residir nos EUA, onde está desde o fim de fevereiro. Eduardo criticou o ministro do STF Alexandre de Moraes, que também é relator do inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Por Bahia..BA