terça-feira, 13 de maio de 2025

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

 

Foto: Fernando Frazão / EBC

O ex-presidente do Uruguai e um dos maiores símbolos da esquerda latino-americana, Pepe Mujica, morreu aos 89 anos nesta terça-feira (13). O político estava na luta contra um câncer de esôfago, sendo diagnosticado no início de 2024, e tinha entrado em cuidados paliativos recentemente.

 

A informação da morte de Mujica foi confirmada pelo presidente uruguaio, Yamandú Orsi. 

 

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu em nota.

 

Mujica, que governou o Uruguai entre 2010 e 2015, se tornou uma figura icônica da esquerda latino-americana por seu estilo de vida simples e sua retórica anticonsumista. No início deste ano, o ex-presidente revelou que a doença havia se espalhado e que ele não prosseguiria mais com o tratamento convencional.

 

Na segunda (12), sua esposa, a ex-vice-presidente Lúcia Topolanski, contou que Mujica entrou em cuidados paliativos, com o câncer já em estado terminal.

 

A condição delicada do ex-presidente o impediu de comparecer às recentes eleições regionais no Uruguai, onde a esquerda manteve o poder na capital, Montevidéu. Lúcia explicou que a viagem seria desgastante demais para ele e que os médicos recomendaram que Mujica permanecesse em repouso.


Por Bahia Notícias