
Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prepara uma ação para receber aposentados e pensionistas que contestarem o desconto da contribuição associativa do valor do benefício e tenham sido confrontados pelas entidades que receberam o dinheiro, em suas agências.
Segundo matéria do InfoMoney, o atendimento presencial ocorrerá em casos no qual o beneficiário reclamar de dedução e a entidade que recebeu o valor apresentar documentos que comprovem a autorização do desconto, como, por exemplo, a assinatura do aposentado. Na primeira fase do processo de ressarcimento, os beneficiários que não utilizam o aplicativo “Meu INSS” podem ligar na Central 135 para saber se a contribuição foi descontada ou não.
A partir da reclamação do beneficiário, a entidade beneficiada será notificada pelo INSS e convocada a apresentar a documentação que comprove que o desconto foi autorizado. Caso seja evidenciado a validade da transferência, a conferência se o documento é autêntico ou não será em uma agência do INSS, explicou um técnico a par das discussões.
O aplicativo “Meu INSS” já informou ao seus usuários se eles tiveram o descontado ou não. Em seis dias, o órgão já recebeu 1,6 milhão de pedidos de beneficiários para restituição dos descontos.
Ao todo, o INSS possui 1,6 mil agências em todo o país e deve atender, principalmente, beneficiários que necessitam de atendimento presencial. Uma parceria com os Correios também foi proposta, mas ainda não foi fechada, e dependerá da capacidade do INSS em resolver a questão.
Por Bhaia Bahia.BA