As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro serão uma das 19 mulheres homenageadas pelo Senado Federal com o Diploma Bertha Lutz, premiação anual que reconhece personalidades que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e das questões de gênero no Brasil.
Em anúncio feito na quinta-feira (6), o Senado citou mãe e filha, que se destacaram por viverem Eunice Paiva no filme 'Ainda Estou Aqui', o primeiro filme brasileiro a conquistar o Oscar de "Melhor Filme Internacional".
A cerimônia de entrega do Diploma Bertha Lutz está prevista para acontecer no dia 26 de março, às 10h. As indicações de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro foram feitas por senadores distintos: a indicação de Torres foi feita pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), enquanto a de Montenegro foi proposta pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Além da dupla, serão homenageadas: Ani Heinrich Sanders, Antonieta de Barros (in memoriam), Bruna dos Santos Costa Rodrigues, Conceição Evaristo, Cristiane Rodrigues Britto, Elaine Borges Monteiro Cassiano, Elisa de Carvalho Pediatra, Janete Vaz de Oliveira, Jaqueline Gomes de Jesus, Joana Marisa de Barros, Lúcia Willadino Braga, Maria Terezinha Nunes, Marisa Serrano, Patrícia de Amorim Rêgo, Tunísia Viana de Carvalho, Virgínia Mendes e Viviane Senna.
O Diploma Bertha Lutz leva o nome de uma das figuras mais relevantes do feminismo e da educação no Brasil no século XX. Bertha Maria Julia Lutz, bióloga e advogada paulista, foi uma defensora incansável dos direitos das mulheres.
POR BAHIA NOTÍCIAS