sábado, 15 de fevereiro de 2025

15 de fevereiro - Dia Municipal do Jornalista em Alagoinhas

 



Walter Altamirano Robatto Campos nasceu em Alagoinhas (BA), em 15 de fevereiro de 1927, filho de Arlinda Robatto Campos, fúndadora do Núcleo local da Liga Baiana Contra o Câncer e do Posto Arlinda Robatto, e de Altamirano Campos, importante comerciante que ocupou o cargo de conselheiro (vereador) e de lntendente (chefe do Poder Executivo) no período de 1943 a 1945.   


Dr. Walter Campos, como era conhecido, foi um dos jornalistas mais longevos da cidade, filiado à Associação Baiana de lmprensa - ABl, que fundou, juntamente com seu irmão Waldo Robatto, o "Alagoinhas Jornal", A Artilharia do Pensamento Alagoinhense", periódico que circulou de 21 de outubro de 1957 até seu fechamento, em 31 de outubro de 2004, mas que continua sendo fonte de pesquisas de historiadores, professores e estudantes.


Diplomado em Odontologia pela Faculdade de Medicina da Bahia desde 10 de dezembro de '1951, manteve consultório odontológico que prestava serviços à clientela normal e aos segurados da Previdência Social, credenciado desde 1954, e dentista do Sindicato Rural de Alagoinhas.


Oficial da reserva da Polícia Militar, foi posto à disposição da Secretaria de Educação do Estado, assumindo o cargo de diretor do Colégio Cenecista Alcindo de Camargo pertencente à Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, hoje CNEC.


No esporte, foi presidente da Liga Desportiva de Alagoinhas na década de 50, e dos dois tradicionais clubes rivais do futebol local, Grêmio Esportivo de Alagoinhas e Agulha Esporte Clube, além de primeiro presidente do Alagoinhas Atlético Clube, em 1970.


Nessa época, foi diretor da Rádio Emissora de Alagoinhas, atual Boa FM, e professor de matemática no Colégio Santíssimo Sacramento.


Durante mais de uma década, de 1956 a 1966, Walter Campos ocupou a presidência da Acra - Associação Cultural e Recreativa de Alagoinhas, cuja sede própria, na rua Marechal Deodoro, foi construída em uma das suas administrações.


Era sócio fundador do Lions Clube de Alagoinhas e do Alagoinhas Atlético Clube, provedor da Santa Casa de Misericórdia em diversas oportunidades, venerável, por duas vezes, da Loja Maçônica Caridade e Sigilo, onde também se destacou como orador, além de ocupante da cadeira no 02 da Academia de Letras e Artes de Alagoinhas - Alada.


Na política, exerceu dois mandatos de vereador no período de 1963 a 1971, e foi Secretário de Saúde, período 1971/1973, retornando à Câmara em 1977, tendo ocupado cargos da Mesa Diretora, inclusive o de presidente (1967/68).


Pelo critério da sublegenda, foi um dos três candidatos a prefeito pelo PMDB, em 1982, quando foi eleito Judélio Carmo, do mesmo partido.


Walter Campos foi casado com Zilenne Meyer Robatto Campos no periodo de 18 de dezembro de'1957 a 31 de agosto de 2014, quando faleceu, deixando os filhos Verbena, Silvana, Erika, Lorena, Walter Junior e Fábio Henrique (filho do coraçáo), as netas Juliana, Mila e Bruna e uma legião incalculável de amigos e admiradores.


Falecido em 31 de agosto de 2014.