No mês de novembro é realizado o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, que tem como objetivo promover o reconhecimento da prematuridade e desempenhar ações de conscientização sobre a importância de prevenir o parto prematuro, e orientar sobre os cuidados para uma gestação mais segura.
Com o tema “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, a Maternidade Doutor João Carlos Medeiros Paolilo realizará o Novembro Roxo, onde haverá capacitações para os profissionais de saúde que atuam na própria unidade de saúde.
A diretora geral da Maternidade de Alagoinhas, Gilsiane Melo, afirma que as ações são necessárias para o bem-estar tanto dos prematuros, quanto dos pais.
“Conforme o Ministério da Saúde preconiza, o tema desse ano do Novembro Roxo evidencia o contato pele a pele imediato a todos os bebês em todos os lugares. Isso nos chama atenção porque não só para o parto natural. Então assim, são em todos os lugares, em todos os as vias de parto. Com isso, nossa ação na Maternidade Alagoinhas estará fazendo capacitações ligada à humanização com os cuidados do nosso prematuros”, explicou