
Foto: Reprodução/TV Globo
O Egito suspendeu o processo de liberação de estrangeiros na Faixa de Gaza, neste domingo (5). A informação foi divulgada por Alessandro Candeas, embaixador junto à Autoridade Nacional Palestina, na Cisjordânia.
"Nenhuma lista hoje", afirmou Candeas. O Brasil tem 34 pessoas inscritas na lista, 24 delas brasileiras, 7 palestinas em processo de imigração e 3, parentes próximos dos árabes. Desde a divulgação dos primeiros nomes autorizados a deixar o território, na última quarta-feira (1º), nenhum brasileiro foi contemplado.
Acredita-se que a suspensão acontece com o objetivo de retirar as pessoas que já receberam autorizações, pouco mais de 500 por dia, desde quarta, o que frustra a expectativa das autoridades brasileiras, de realizar a retirada através da nova lista, que seria divulgada neste domingo. Até agora, cerca de 2.700 estrangeiros, de um total de 7.500, cruzaram a fronteira.
Desde a intensificação do conflito na região, no dia sete de outubro, o Brasil repatriou 1.410 pessoas que estavam em Israel e 32, que moravam na Cisjordânia. É a maior ação do tipo em tempo de guerra da história brasileira.
Por: Metro1