Com o objetivo de aproximar o Centro Lemann e as redes participantes do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, através do diálogo, acompanhamento e fortalecimento dos processos de mobilização e engajamento das lideranças, articulação política e implementação de práticas, foi realizado um encontro de formação e desenvolvimento de rede com todas as lideranças participantes do Programa (diretoras escolares e técnicos da secretaria de educação) nos dias 25 e 26 de setembro.
Durante o primeiro dia, na segunda-feira (25), aconteceu uma reunião com a equipe técnica, secretária adjunta e com o vice-prefeito Roberto Torres, para fazer o alinhamento da visita e apresentar o panorama da rede. “Esse momento foi para identificar quais são as dificuldades, perceber as potencialidades, para que possamos fomentar mais a educação para o município”, explicou a subsecretária Keite Maria.
No segundo dia de formação foram discutidos temas como Educação, Equidade e LAB (Laboratório de transformação Sistêmica) uma metodologia desenvolvida pelo Centro Lemann, que é uma forma de conduzir processos com maior foco nos resultados esperados, com um viés colaborativo e criativo, tendo como elementos principais a centralidade das pessoas e a interação.
“Três escolas nossas foram identificadas pelo Centro Lemann, através das respostas dos autodiagnósticos que foram realizadas em suas Unidades Escolares e socializaram suas experiências aqui. O autodiagnóstico consiste, em linhas gerais, na análise de contexto, levantamento de prioridades e criação de soluções com foco na promoção da aprendizagem de todos os estudantes. Depois dessa etapa, as escolas mobilizam agentes de mudança e identificam as ações, os prazos e as pessoas que serão diretamente responsáveis por cada etapa. Essa é uma atividade que visa a transformação sistêmica, onde todas as escolas municipais e Secretária, passarão”, explicou Vanessa Dantas, articuladora do Programa de Formação de Lideranças Educacionais.
Confira mais imagens:







Foto: Roberto Fonseca / SECOM