sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandado contra general da reserva ligado a Pazuello


Foto: Reprodução / Redes sociais



A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta sexta-feira (29), em Brasília (DF), um mandado de busca e apreensão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra um suspeito de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro.

As ações integram a 18ª fase da Operação Lesa Pátria e incluem ainda o “bloqueio de ativos e valores do investigado”, que segundo informações da Globonews se trata do general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes.

Ligado ao ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o militar foi diretor de Logística da pasta, tendo sido nomeado para o cargo em julho de 2021. A exoneração, conforme o portal Metrópoles, ocorreu em 31 de dezembro de 2022, último dia do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a Globonews, o general é considerado executor e apontado como um dos idealizadores dos atos golpistas.


De acordo com apuração da TV Globo, esta nova fase da Lesa Pátria integra uma frente da investigação que busca identificar integrantes das Forças Especiais do Exército suspeitos de ter dado início às invasões às sedes dos Três Poderes.

Os investigadores apontam que houve atuação profissional de pessoas que conheciam previamente o local e possuíam treinamento. A avaliação ocorre após análise de imagens que mostram vândalos usando balaclava e luvas para abrir passagem para bolsonaristas pelo teto do Congresso Nacional.