segunda-feira, 16 de março de 2020

Pesquisadores da USP trabalham para desenvolver vacina contra o coronavírus

[Pesquisadores da USP trabalham para desenvolver vacina contra o coronavírus]
Foto : Reprodução/YouTube

Pesquisadores do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.

O laboratório recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O diretor do local e coordenador do projeto, Jorge Kalil, afirmou ao jornal O Globo que acredita que a iniciativa pode resultar em uma resposta imunológica contra a doença, mesmo com o orçamento apertado (cerca de US$ 50 mil para começar o estudo).

De acordo com Kalil, o custo de uma vacina, desde a fórmula até chegar à população, pode alcançar US$ 1 bilhão. O pesquisador, no entanto, afirma que a tendência é que o poder público e os setores privados forneçam mais recursos à medida que o projeto avance.

A estimativa é de que os resultados planejados com o estudo possam ser atingidos em um ano e meio. “Não estamos prometendo nada, mas estamos fazendo uma pesquisa que pode contribuir com esse esforço mundial contra o coronavírus. Acreditamos que a nossa proposta é boa e muito promissora e que pode levar a uma resposta imunológica melhor do que a de outras propostas que têm surgido”, explicou Kalil ao O Globo.